3ª-FEIRA DA 12ª SEMANA - TEMPO COMUM

Não deve haver discórdia entre nós pois somos irmãos.
Leitura do Livro do Gênesis 13, 2. 5-18
Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro.
Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas.
A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos.
Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra.
Abrão disse a Ló: 'Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos.
Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; Se fores para a direita, eu irei para a esquerda'.
Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada - isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra -, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor.
Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro.
Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto que Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma.
Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.
E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: 'Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente:
toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre.
Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência.
Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei.
Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.
Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?
É aquele que caminha sem pecado / e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
não empresta o seu dinheiro com usura, / nem se deixa subornar contra o inocente. / Jamais vacilará quem vive assim!
Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7, 6. 12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas.
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele!
Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!

SÃO JOÃO FISHER, BISPO, E SÃO TOMÁS MORES, MÁRTIRES - SANTORAL

Jesus Cristo, de rico que era,
tornou-se pobre por causa de vós,
para que vos torneis ricos, por sua pobreza.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 8, 9-15
Irmãos:
Conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza.
Estou dando-vos um conselho a este respeito. É uma coisa boa para vós, pois, desde o ano passado, não somente tivestes a iniciativa de empreender essa obra, mas também fostes os primeiros a desejá-la.
Agora, portanto, acabai de realizá-la. Assim, aos vossos generosos propósitos corresponderá a completa realização, de acordo com os recursos de que dispondes.
Quando existe a boa vontade, ela é aceita segundo o que tem, e não segundo o que não tem.
Não se trata de vos colocar numa situação aflitiva para aliviar os outros; o que se deseja é que haja igualdade.
Nas atuais circunstâncias, a vossa fartura supra a penúria deles e, por outro lado, o que eles têm em abundância venha suprir a vossa carência.
Assim haverá igualdade, como está escrito: 'Quem recolheu muito não teve de sobra e quem recolheu pouco não teve falta'.
Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor!
Esperando, esperei no Senhor, / e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senho
Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, / holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: 'Eis que venho!'
Sobre mim está escrito no livro: 'Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!'
Boas-novas de vossa justiça / anunciei numa grande assembléia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios!
Foi do agrado do Pai dar a vós o Reino.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12, 32-34
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino.
Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói.
Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração'.