5ª-FEIRA DA 1ª SEMANA - TEMPO COMUM

Animai-vos uns aos outros,
enquanto ainda se disser'hoje'.
Leitura da Carta aos Hebreus 3, 7-14
Irmãos:
Escutai o que declara o Espírito Santo: 'Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provacação, no dia da tentação, no deserto,
onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova,
embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos.
Assim jurei em minha ira: não entrarão no meu repouso'.
Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo.
Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser'hoje', para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado
- pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.
Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, / e nós somos o seu povo e seu rebanho, / as ovelhas que conduz com sua mão.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram, / apesar de terem visto as minhas obras'.
Quarenta anos desgostou-me aquela raça / e eu disse: 'Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!' / E por isso lhes jurei na minha ira: / 'Não entrarão no meu repouso prometido!'
A lepra desapareceu e o homem ficou curado
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 40-45
Naquele tempo:
Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'.
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!'
No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
Então Jesus o mandou logo embora,
falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!'
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.