Pular para o conteúdo

Liturgia


4ª-FEIRA DA 29ª SEMANA - TEMPO COMUM

Oferecei-vos a Deus como pessoas que passaram da morte à vida.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 6, 12-18
Irmãos:
Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões.
Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniqüidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros ao serviço de Deus como armas de justiça.
De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça.
Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça? De modo algum!
Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça?
Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues.
Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.
Palavra do Senhor.
Nosso auxílio está no nome do Senhor.
Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, / que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse ao nosso lado, / quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado / no furor de sua ira contra nós.
R.
Então as águas nos teriam submergido, / a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado / essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou / cairmos como presa de seus dentes!
R.
Nossa alma como um pássaro escapou / do laço que lhe armara o caçador; / o laço arrebentou-se de repente, / e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, / do Senhor que fez o céu e fez a terra!
R.
A quem muito foi dado, muito será pedido.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 39-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.
Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes'.
Então Pedro disse: 'Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?'
E o Senhor respondeu: 'Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?
Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim!
Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.
Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,
o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes.
Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!
Palavra da Salvação.